top of page
Blog: Blog2
Buscar

Preste muita atenção no que vou te dizer. Tem trabalho para todos os fisioterapeutas, basta querer,

  • Foto do escritor: milapestana
    milapestana
  • 21 de nov. de 2020
  • 2 min de leitura

trabalhar muito e buscar o seu lugar ao sol.



A fisioterapia é uma área nova se comparada com outras áreas da saúde, porque foi regulamentada em 1969 e vem se expandindo, desenvolvendo e crescendo bastante, principalmente na última década.

Em 1970 existiam no Brasil apenas 6 cursos de graduação e 700 profissionais, para 90 milhões de habitantes. Atualmente são mais de 670 cursos e 240 mil fisioterapeutas. Desse número, uma média de 77% são mulheres, 81% com idade entre 21 e 40 anos, 60% vive em união conjugal e 61% não têm filhos ou dependentes. Predominantemente se formaram nos últimos 10 anos e possuem pós-graduação latu sensu. Quase 15% dos fisioterapeutas, não atuam exclusivamente com a fisioterapia. Mais de 42% dos fisioterapeutas atuam em 2 ou mais empregos. Quase 60% atuam em instituições privadas. Mais da metade atua de forma autônoma e trabalha mais de 8 horas por dia, o que influencia na renda mensal.






As instituições que oferecem o curso de fisioterapia, em média, mais de 80% das instituições formadoras, são particulares.

Em 2015 houve um aumento de 43% na procura por fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais pelos planos de saúde no Brasil.

A grande maioria dos fisioterapeutas atua no sudeste, seguido por nordeste e sul. Há uma desigualdade na distribuição de profissionais e população, nas metrópoles e municípios de grande porte, entre as zonas rurais e urbanas, capitais e interior. Cabe ao profissional analisar a sua região de atuação e região, pois ainda existe uma grande parcela da população desassistida por profissionais da fisioterapia.

O mundo está cada vez procurando se exercitar mais e também trabalhando mais, o que faz com que mais problemas apareçam decorrentes de imprudências durante a atividade física ou problemas relativos á inatividade prolongada durante o trabalho.

O mercado não está saturado na fisioterapia. Como há muitas áreas de atuação na fisioterapia, os fisioterapeutas se diferenciam pelas especialidades distintas. Há espaço no mercado para todos.

Cabe ao profissional desbravar as possibilidades e descobrir o que fará para se diferenciar profissionalmente.


Gostou deste post? Confira meus outros posts.


Costa Tavares, Larissa Riani, Riani Costa, José Luiz, Oishi, Jorge, Driusso, Patricia Distribuição territorial de fisioterapeutas no Brasil: análise do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde CNES / 2010. ConScientiae Saúde [en linea]. 2016, 15 (1), 53-61 [fecha de Consulta 21 de Noviembre de 2020]

MARIOTTI, Milton Carlos et al. Características profissionais, de formação e distribuição geográfica dos fisioterapeutas do Paraná - Brasil. Fisioter. Pesqui. [online]. 2017, vol.24, n.3, pp.295-302. ISSN 2316-9117.

MATSUMURA, Erica Silva de Souza; JUNIOR, Alcinês Silva Souza; GUEDES, Juan Andrade; TEIXEIRA, Renato Costa; KIETZER, Katia Simone; CASTRO, Leny Silene de Freitas. Distribuição territorial dos profissionais fisioterapeutas no Brasil. Fisioterapia e Pesquisa, v. 25, n. 3, p. 309-314, 2018.

 
 
 

Comentarios


©2019 by Fisio Camila Pestana. Proudly created with Wix.com

bottom of page