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Como se dar bem na primeira consulta Fisioterapêutica online

  • Foto do escritor: milapestana
    milapestana
  • 12 de mai. de 2020
  • 3 min de leitura

Por motivos já bem conhecidos da grande maioria, a teleconsulta foi autorizada e está acontecendo em caráter emergencial.

Mas se você não iniciou ainda seus atendimentos online ou iniciou mais ainda tem dúvidas, já fiz algumas postagens sobre o assunto e estarei complementando. Se você ainda não leu os posts anteriores, recomendo que você leia também para ir complementando seu conhecimento.

A consulta a distância tem algumas peculiaridades. Creio eu, que muitos fisioterapeutas na ânsia de iniciarem seus atendimentos de forma online e empolgados com a novidade, e possibilidade de exercerem a fisioterapia a distancia, fizeram isso de forma precipitada e equivocada. Não se atentaram que na consulta online os métodos de atendimento presencial teriam que ser remodelados para se adequarem a esse tipo de atendimento.

Primeiramente, agende seu paciente. Envie antecipadamente ao paciente uma ficha para preenchimento de alguns dados e informações básicas, como nome, idade, sexo, queixa principal e diagnóstico clinico. Isso é necessário para que você se prepare para atende-lo adequadamente e com os materiais necessários.

No dia e horário marcados, procure um ambiente privado e tranquilo. Evite ser interrompido durante a consulta. Nesse primeiro momento aproveite para estreitar o relacionamento com o seu paciente. Sabe Fisio, a internet é sim um mecanismo frio por si só. É preciso humanizar esse momento, com mais compreensão e envolvimento de quem atende. O que torna o nosso trabalho online empático e acolhedor é realmente o contato que o profissional tem com o seu público, pois, o seu cuidado em ouvir e indagar sobre a história clinica do seu paciente vai fazer ele se aproximar de você. Conte história de pacientes que tiveram resultados positivos na mesma situação, claro sem citar nomes. O atendimento online pode inibir seu paciente quanto a relatar todos os sintomas relevantes e abandonar o tratamento por não se identificar com o método. Tente se aproximar o máximo do seu paciente. Carl Gustv escreveu uma das frases mais pertinentes que me deparei até hoje:

‘’conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana’’.

Ultimamente vejo nas redes sociais posts sobre a empatia, apesar disso ela é uma atitude humana que precisa ser realmente sentida e colocada em prática. Sempre seja empático. Explique ao seu paciente sempre que cada pessoa tem um ritmo e necessidades, e que você irá espeitar todo o processo. E que nesse processo vocês estarão juntos e que você quer ver a recuperação dele no final. Entenda essa frase “É o caminhar entre dois seres humanos, no qual uma parte se entrega as suas mais diferentes formas e a outra parte acolhe e auxilia, não sendo responsável pela cura, mas sim por prestar atenção fielmente ao mundo da outra pessoa a sua frente.” Seja quem acolhe e auxilia.

Realize um planejamento sobre o formato mais adequado para cada tipo de paciente e cada tipo de atendimento. Se você é especializado em uma área faça informativos sobre o tema, para ser entregue em formato digital ou ser apresentado visualmente no momento da consulta para tirar dúvidas do seu paciente e para que ele perceba seu profissionalismo e cuidado no atendimento. Se julgar necessário peça ao paciente que realize os movimentos a serem avaliados. Observe o gestual do seu paciente. Após o atendimento envie relatório ao seu paciente, com as recomendações e prescrições.

E conheça seu paciente. Existem 3 tipos clássicos de pacientes: os queixosos , os relutantes e os exigentes. Conhecendo cada tipo para que você possa adequar as suas condutas conforme a personalidade e as condições clinicas desses pacientes. O paciente queixoso é aquele mais dramático e têm receio em todos os procedimentos que você vai fazer. O paciente relutante é aquele que acredita que seu problema não é tão grave quanto realmente é e assim, não segue as orientações passadas. Os pacientes exigentes são aqueles que questionam todo e qualquer procedimento que você propõe. Ele pesquisa na internet para ter certeza se você fala a mesma coisa. Então sempre tenha paciência, estude bastante para ter argumentos e embasamento científico, saiba convencer seu paciente sobre sua responsabilidade e total adesão para seu resultado.

As suas orientações devem ser seguidas adequadamente para sucesso do tratamento. Não faça só essa orientação verbal, faça por escrito e envie para o paciente também.

Siga essas dicas e seu atendimento será completo, com resultado, muito recomendado e elogiado.

 
 
 

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