10 passos para um teleatendimento de sucesso
- milapestana
- 12 de mai. de 2020
- 2 min de leitura
Há meses atrás, não teríamos pensado nisso. Essa é a oportunidade. Durante o isolamento social devido à pandemia do novo coronavírus, as pessoas estão em casa, principalmente os idosos que são do grupo de risco para a Covid-19. Muitos deles, faziam o tratamento fisioterápico, mas durante a quarentena não estão podendo se dirigir à clínica. Você, fisioterapeuta, tem a grande oportunidade de dar continuidade ao acompanhando e atendendo seus pacientes à distância, com a teleconsulta liberada pelo CREFFITO – Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional – com o Ofício n° 77/2020/GRAPE que possibilita ao Fisioterapeuta atender seus pacientes por videochamada nesse período de pandemia do novo coronavírus. Por meio do atendimento online, você evita que o quadro de saúde de seus pacientes seja agravado. Ao mesmo tempo, você consegue conservar um fluxo de caixa durante a quarentena. E pesquisas demonstram que é tão eficaz quanto o atendimento presencial. Resultados garantidos.
10 passos a seguir:
Identificação do paciente: nome, idade, sexo, queixa principal e diagnóstico clinico.
Pode ser realizada por formulário online, e-mail, comunicação via whatsapp. Para você se preparar para a avaliação e quais recursos serão necessários para a consulta online.
Definir qual a melhor plataforma para atender esse paciente.
Prepare material didático informativo. Se necessário gravar vídeos informativos dos exercícios, apresentação de slides...
Prepare um espaço adequado para atendimento, que funcione como consultório. Que seu paciente se sinta seguro e confortável. E que se necessário, você consiga demonstrar os exercícios ao paciente.
Avaliação: Verifique sempre as condições clínicas de cada paciente e se ele pode ou consegue seguir as orientações sozinho.
Elabore questionários que te permita avaliar adequadamente a função física do seu paciente.
Após uma análise completa do perfil, mesmo à distância, você pode orientar exercícios por videoconferência, observar a mobilidade do paciente e prestar orientações gerais.
Faça um relatório do estado clinico junto com um programa de tratamento e exercícios que você deve realizar.
Após feito isso, agende os próximos atendimentos.
Comments